Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Começando a história de Paraú....

Agora, aos poucos, vamos mostrando a cada postagem a história da cidade de Paraú...com fotos que nos foram cedidas pelos próprios parauenses que fazem questão de manter o passado vivo na memória.

    Nessa primeira foto vemos a cidade sendo erguida aos poucos. E, como boa cidade do interior, a primeira grande construção foi a da Igreja do Divino Espírito Santo.  Essa foto data, aproximadamente de 1912.
Abaixo a foto de Padre Militão, o primeiro pároco da cidade:


Posteriormente a Igreja passou por uma reforma, juntamente com a celebração de santas missões:
...procissões....
...até Frei Damião passou por Paraú pregando as boas novas....

Frei Damião e D. Cidinha
...e, atualmente, a Igreja do Divino Espírito Santo continua a promover as procissões, quermeses e novenas:


Igreja do Divino Espírito Santo - Paraú/RN
Festa do Divino Espírito Santo - Maio/2010
Quem tiver fotos, lembranças e histórias que gostariam de ver publicadas aqui no blog, mandem pra gente por email: paraurn01@gmail.com

10 comentários:

  1. Nossa Igreja bem que poderia ser Paróquia!'

    ResponderExcluir
  2. Tbm concordo, Paraú não deveria mais depender de Campo Grande pra nada. Nossa cidade só precisa de uma Boa ADMINISTRAÇÃO por parte dos que fazem parte da Administração da Cidade!'

    ResponderExcluir
  3. so falta uma administraçao conpetente

    ResponderExcluir
  4. que igreja linda, vamos guardar pra sempre nas nossas memoria...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Povo de fé, antes mesmo da igreja matriz ser construída, foi edificada uma bela capelinha na margem direita do rio Paraú.
    Veja:
    http://www.flickr.com/photos/sicalis/7046529029/in/photostream

    ResponderExcluir
  7. Aquela foto da igreja não foi em 1912 foi no ano de 1940 na grande reforma. Antes do ano de 1940 ela era uma capela.

    ResponderExcluir
  8. Já tinha ouvido falar de Augusto Severo. Vi este nome no aeroporto de Natal. Fui levado a entrar em Paraú. Nunca tinha ouvido. Fiquei sabendo do desmembramento da então atual Campo Grande. Doce solidão é o que me encheu o coração ao andar em algumas ruas de Paraú. Apressei para ir logo à praça da Igreja. 3 cruzes entrecruzadas. Lembrei de algo parecido que vi em frente à Catedral de Natal. Uma cruz enorme -o Pai - como que protegendo os filhos - o Filho e o Espírito Santo - representados por 2 cruzes menores, o Deus trino abraçado. Toda esta mensagem universal e magnífica edificada na porta da Igreja. Ruas largas ensolaradas, silenciosas, casas modestas, tudo modesto e silencioso, relativamente limpo, algumas pessoas sentadas nas portas, outras poucas e raras nas ruas. Não vi nenhum carro caro ou de luxo, o que pode denunciar um dono de tudo, da cidade e das terras. Temperatura alta, chinelos de dedo, roupas leves e simples, pessoas simples, criaturas penso eu do jeito que Deus e no caso o Espírito Santo aprovam...:)

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se algum morador conhece a história de uma índia de nome filina que foi trazida a Paraú mas precisamente no Alagamar ela era minha bisavó meu nome e Rafael Rocha sou neto do finado Manoel rocha acho que muitos aí conhecem minha família sou primo de Maria que vende calçados gostaria que alguém se souber de algo me respondam por favor pois gostaria muito de saber mais da história dela perguntem aos mais velhos talvez eles saibam mais obrigado.

    ResponderExcluir